-
Arquitetos: Waechter Architecture
- Ano: 2022
-
Fotografias:Lara Swimmer
-
Fabricantes: Sierra Pacific Windows
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é uma nova residência privada de 185 metros quadrados no distrito de College Hill em Eugene, EUA, a poucos quilômetros a sudoeste da Universidade de Oregon. A casa recebeu o nome de Madison Meadow, uma reserva paisagística e parque comunitário que fica no coração de um bairro composto por modestas casas unifamiliares.
A família buscou criar uma residência adjacente à pradaria, honrando seu caráter e valor como recurso para toda a comunidade. Ao mesmo tempo, buscou aproximar suas formas de viver com o bairro circundante e a beleza simples de sua paisagem característica.
"Uma Pradaria Dentro de uma Pradaria"—De cima, a casa é vista como uma série de molduras: o perímetro da quadra residencial, o limite externo da pradaria, a forma retangular simples da casa oculta em sua extremidade nordeste, e dentro, um espaço central que lembra a reserva natural original. Este pátio mantém o mesmo caráter e vegetação da paisagem circundante e organiza as diversas funções e espaços de convivência dentro da residência.
A massa de um único nível da casa é dividida em quatro pequenos blocos. Um volume de garagem e oficina independente ancoram a extremidade noroeste, e um volume com a cozinha está localizado a nordeste, ao longo da rua. Ao sul, uma suíte e uma suíte master estão localizadas entre o pátio e a pradaria aberta. Quatro terraços, dois abertos e dois com paredes de vidro, abrigam as áreas principais de convivência da casa e oferecem uma conexão com a paisagem durante todas as estações do ano.
Forma e Construção Elementar—As paredes dos quatro volumes, o telhado inclinado e os beirais profundos da casa são completamente revestidos em aço "bonderizado", que envelhecerá naturalmente sem tintas ou acabamentos adicionais. A casa é vista como uma massa única esculpida para criar os terraços cobertos, pátio e espaços principais de convivência. Essa abordagem também reduz a necessidade de materiais adicionais ou manutenção futura. Sua forte resistência à corrosão e danos causados pela água também permite que os telhados com inclinação interna coletem água da chuva diretamente para o jardim central. No geral, cada decisão de projeto e seleção de materiais foi tomada em relação à economia, durabilidade e conservação.
Vitalidade e Conexão—As formas simples e a paleta de materiais da casa permitem que a vitalidade selvagem da pradaria e a mudança das estações definam a experiência primária do lugar.
Assim como os caminhos e os lugares de repouso encontraram um lar em Meadow, a casa busca esse mesmo sentido de conexão, não como uma imitação, mas como uma mediadora que aumenta a consciência e a reverência por tudo o que pode oferecer.
Pertencendo tanto à rede de ruas e moradias do bairro quanto à própria pradaria, espera-se que a casa seja um lugar de encontro que ajude a construir uma comunidade mais forte e a administrar esse tesouro incomum e recurso insubstituível.